domingo, 31 de maio de 2009

As intermitências da Morte, José Saramago


No primeiro dia do ano de um país específico (e durante um ano consecutivo) as pessoas deixam de morrer. Alguns, agonizantes, sofrem a não morte e acabam por ser levados pelos familiares para o país fronteiriço, onde a morte continuava a trabalhar. Acaba por se constituir uma máfia que enriquece à custa de transportar doentes terminais para o país vizinho, onde acabam por morrer e ser enterrados.
No final de um ano a morte apresenta-se através de uma carta de cor violeta, dirigida ao director de um jornal, na qual explica o porque da sua interrupção de matar ( elucidando o horror que seria para a humanidade se todos deixassem de morrer) e declara que a partir daquela data as pessoas voltarão a morrer, com um aviso prévio de 8 dias, através de uma carta de cor violeta que receberão, assinada pela própria morte. Alguns aproveitam os derradeiros momentos até às últimas consequências, outros entram em total desespero, mas, mesmo tentando o suicídio, nenhum consegue antecipar os 8 dias estabelecidos.
Certo dia, por qualquewr imprevisto que escapou à própria morte, uma carta enviada volta para trás 3 vezes, e o violoncelista que era suposto morrer aos 50 anos continua vivo e a dar concertos. A morte sente-se frustrada por ter falhado após tantos séculos de serviço bem concretizado e decide perseguir o violoncelista. Segue-o na sua vida, travestindo-se de mulher fatal, qua acaba por conquistar este solitário cinquentão que, há anos, desconhecia a companhia feminina, vivendo só com o seu cão. O violoncelista acaba por se apaixonar pela morte e envolve-se com ela, beijando-a, fatalmente, na boca. A morte, que jamais havia dormido durante a sua milenar vida, após essa noite de amor, acaba por adormecer... e no dia seguinte ninguém morreu.
Bem ao estilo saramaguiano, as críticas à Igreja católica não são poupadas. Um livro de uma ironia e um sarcasmo contagiantes. A não perder! E a reler!
Delfina Vernuccio

Sem comentários:

Enviar um comentário